No Brasil, com o crescimento populacional, andar de ônibus tem sido cada vez mais difícil. Além disso, com a chegada da pandemia, o carro passou a ter importância novamente, seja por questão de segurança como também por mobilidade. Com isso, para este ano, a intenção de compra de veículos novos ou usados teve um disparo, mesmo com a crise econômica, sendo necessário acionar seguro auto.
De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), encomendada pelo instituto Webmotors Auto Insights, apontou que 96% das pessoas que responderam ao questionário possuem a intenção de comprar ou de, pelo menos, substituir o seu carro antigo este ano, tudo isso ainda antes do segundo semestre.
Mas se você pensa que esses dados terminaram por aí, você está enganado! Segundo uma projeção realizada pela consultoria Jato Dynamics, o Brasil deve vender de 2,2 a 2,4 milhões de veículos somente este ano. Portanto, a procura por carros novos pode ter um crescimento significativo de até 26%.
Com o aumento na compra de veículos no mercado automobilístico, a tendência de furtos poderá ocorrer em grande proporção. Em São Paulo, por exemplo, segundo dados coletados pelo Boletim Econômico Tracker-FECAP, de janeiro de 2019 a março de 2021, foram registrados 58 mil boletins de ocorrências. Ou seja, 20 mil no ano passado e 5 mil nos primeiros três meses deste ano.
Por isso, ter um seguro auto é de extrema importância para o motorista, evitando dores de cabeça futuras, além de evitar todas as questões burocráticas na hora de resolver esse tipo de ocorrência por causa do veículo.
Além disso, contratar esse modelo de cobertura não é importante apenas nessas situações, afinal, existem outros motivos que também são considerados significativos e precisam ser considerados. Abaixo, vamos explicar quais são e depois o passo a passo de como acionar o seguro auto.
Hoje em dia, ser motorista requer uma atenção redobrada no trânsito. Você pode ser consciente, respeitar todas as sinalizações e praticar a direção defensiva (dirigir a modo a evitar acidentes). Entretanto, com o seu veículo na rua, ambos estarão expostos a outros carros e motoristas que poderão não seguir os mesmos cuidados.
Pensando nos danos que possam vir a ocorrer, é importante acionar o seguro auto (caso tenha) ou contratar esse modelo de cobertura. Se alguém bater no seu carro, por exemplo, ele estará protegido e você não terá que arcar com todas as despesas do reparo.
Muitas pessoas usam o carro por diversos motivos, seja para trabalhar como também para uso pessoal. E, consequentemente, quando é utilizado muito, ele fica suscetível a riscos, como danos sofridos por acidentes, furto ou roubo.
Além disso, tem aquelas pessoas que deixam o carro estacionado na rua, além de não ser recomendado, só aumenta os riscos. Por isso, é importante contar com seguro auto, protegendo de possíveis problemas futuros.
Vamos supor que você está na estrada e o seu carro para de funcionar por problemas mecânicos, como fará para resolver isso sem um seguro auto? Por isso, ter uma cobertura automobilística é de extrema importância nessas horas e em outras ocorrências que possam vir a acontecer.
Portanto, ter os serviços de assistência 24 horas te auxiliará nas mais variadas emergências, evitando os maiores transtornos. A Pattini Seguros pode te ajudar a escolher o melhor seguro auto.
Existem dois tipos de situações: quando tem uma falha mecânica no veículo ou em casos de acidentes. Por isso, vamos começar a explicar em casos de acidentes, pois no decorrer do passo a passo, as outras orientações se encaixam em problemas mecânicos. Vamos lá!
Em casos de acidente, é importante verificar se não há nenhum ferido nas proximidades. Caso tenha, é necessário entrar em contato com o Samu ou Corpo de Bombeiro, solicitando o atendimento de emergência.
Feito isso, retirar o veículo do meio da via ou onde estiver posicionado, sem causar danos às pessoas no local. Por último, colocar um triângulo para sinalizar a ocorrência e alertar outros motoristas.
Quando há vítimas, é de extrema importância entrar em contato com a polícia e registrar um boletim de ocorrência. Isso vale para quando tem ou não pessoas feridas no local. Além disso, para rever o sinistro no veículo, será solicitado o BO pela seguradora no momento de acionar o seguro.
Com o BO realizado, é hora de entrar em contato com a seguradora. Por isso, é de extrema importância ter em mãos o contato, seja anotado no celular ou em alguma agenda para facilitar na hora da emergência. Esse número pode ser encontrado pelo condutor na apólice.
Por se tratar de uma ocorrência, por exemplo, a seguradora precisará analisar detalhadamente para se certificar que a situação não foi causada de forma proposital. Quando classificado como voluntário, os danos causados não serão resolvidos pela seguradora.
Portanto, para facilitar todo o processo, tenha todos os documentos para otimizar a análise da seguradora, informando os seus dados completos, além da data, horário e local onde aconteceu o acidente.
Depois de ter entrado em contato com o seguro, o seu veículo é levado para as oficinas credenciadas. Por que tem que ser certificada? Isso mostra que a empresa está apta para a realização dos reparos necessários no automóvel.
Depois de ter feito todo o conserto, é preciso pagar a franquia do seguro contratado. Portanto, é de responsabilidade do condutor o valor a ser pago. Normalmente, o preço cobrado é fixo, disponível na apólice da proteção.
Agora que você já sabe a importância de ter um seguro auto e o passo a passo para acioná-lo, que tal contratar esse tipo de seguro para o seu automóvel? A Pattini Seguros está à disposição para te ajudar com todas as questões burocráticas para proteger você e o seu veículo. Solicite uma cotação sem compromisso!