Se você está pensando em comprar um carro novo, não faça isso antes de conhecer essas diversas possibilidades e facilidades que o mercado oferece como o carro por assinatura, consórcio e leilão. Continue a leitura e conheça as diferenças entre cada uma delas!
O serviço de carro por assinatura consiste em planos mensais ou anuais de aluguel de carros. Ou seja, o usuário apenas utiliza o veículo, mas não é adquirido como propriedade. É uma excelente opção para quem usa o carro como meio de trabalho, como é o caso dos motoristas de Uber.
Os preços variam de acordo com o modelo do veículo, tempo de aluguel, se é um carro zero quilômetro, entre outros fatores.
Ao optar por essa opção, o usuário não gasta com licenciamento ou IPVA. Algumas empresas que alugam os veículos também arcam com as revisões e manutenções do carro. Por outro lado, a grande desvantagem é que a pessoa segue sem ter um carro próprio e a quantidade de dinheiro investido no aluguel, poderia ajudar a financiar o próprio veículo.
Outra forma de compra comum de veículos no Brasil é por meio de leilão. Nos leilões, costumam ser negociados veículos que se enquadram nas seguintes características:
Dessa forma, é possível obter um carro em bom estado por um valor mais em conta. Existe ainda o caso de adquirir o veículo em perda total, em forma de sucata. Ele é vantajoso principalmente para quem trabalha com revenda de peças usadas.
De acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo, elaborada em 2017, é possível encontrar veículos, em média, 30% abaixo do valor da Fipe.
A principal vantagem do leilão é a economia, mas é preciso saber que, antes de fechar negócio, o usuário verifique se as condições do veículo atendem às necessidades. Nos casos em que o automóvel foi a leilão por falta de pagamento, a atenção deverá ser redobrada.
Muitos proprietários deixam de cuidar do veículo quando já sabem que ele vai para leilão. Alguns até chegam a trocar os equipamentos originais. Por isso, é importante fazer uma vistoria rigorosa e, se possível, levar um mecânico de confiança.
O consórcio de veículos é, na prática, uma compra coletiva, regulamentada pela Lei federal 11.795/2008. Essa opção é utilizada quando não existe a necessidade de ter o bem (seja ele um automóvel ou um imóvel, por exemplo) imediatamente.
No consórcio, um grupo de pessoas, administrado por uma empresa, arca por parcelas mensais, que é o valor de mercado do bem consorciado. A soma de todas essas parcelas mensalmente torna possível a aquisição de um ou mais desses bens.
Desse modo, todos os meses, acontece um sorteio, que define um ou mais consorciados selecionados para adquirir a chamada carta de crédito, que possibilita a compra do bem à vista. Em realidade, um consorciado pode levar meses ou até anos para ser sorteado e conseguir o bem, dependendo da duração do consórcio.
A grande vantagem dos consórcios é que, nesse modelo de compra, não há juros. Podem participar de consórcios pessoas físicas ou jurídicas.
Saiba mais sobre o consórcio de veículos.
Vimos aqui, três formas diferentes de adquirir um veículo ou alugá-lo a longo prazo. Para escolher qual desses métodos é o melhor para você, avalie os pontos positivos e negativos que apresentamos em cada tópico, com atenção para o quanto você está disposto a gastar e com qual urgência você necessita do veículo.
Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo. Para saber mais sobre veículos, seguro auto e consórcio, acompanhe o nosso Instagram!