Você se preocupa em manter a beleza do seu carro, faz uma limpeza nele toda semana, tem todo cuidado durante o trânsito e deixa-o protegido com o Seguro Auto. Com tantos cuidados assim, é importante ficar atento no combustível que você vai escolher, né? Para te ajudar, vamos explicar qual vale mais a pena: álcool ou gasolina. Continue a leitura para saber mais!
O etanol é conhecido como o tipo de álcool utilizado como combustível para os veículos. Ele é produzido a partir de diferentes matérias-primas como milho, beterraba e cana-de-açúcar. O etanol brasileiro é fabricado a partir da cana-de-açúcar que é fermentada, destilada e transformada em combustível – sendo 96% de etanol e 4% de água.
Já a gasolina é um combustível derivado do petróleo, que passa por processos de destilação em diferentes temperaturas. Ela divide os compostos a partir de seus diferentes pontos de ebulição. A gasolina vendida nos postos não é totalmente pura, a substância presente nas bombas tem até 27% de etanol anidro, que é o etanol desidratado.
O álcool tem um custo menor por litro do que a gasolina, isso sem contar que polui menos o meio ambiente e por ser derivado da cana-de-açúcar, é uma energia renovável. No entanto, a sua eficiência é menor, visto que é preciso queimar mais combustível para gerar a mesma energia que a gasolina.
Apesar de ser mais cara do que o álcool, a gasolina tem um maior desempenho, mas também gera grande emissão de gases poluentes.
Uma vantagem para o seu automóvel que pode ser destacada em cada um desses combustíveis é que o álcool é um dos melhores limpadores de motor e a gasolina é um ótimo lubrificante.
Quando você vai abastecer seu carro, obviamente é notado o valor diferencial entre um combustível e outro. Geralmente, o álcool é mais barato, e a diferença acontece por conta da queima entre eles no motor.
A gasolina é feita com vários produtos compostos organicamente que faz com que ela evapore em diferentes temperaturas. Já o etanol tem uma composição mais simples e é formado por um único hidrocarboneto. Ou seja, ele evapora mais rápido que o derivado do petróleo.
Na hora de abastecer, é importante considerar as diferenças de preços e também do aproveitamento de cada combustível. Geralmente, carros abastecidos com etanol gastam 30% a mais de combustível do que os abastecidos com gasolina. Entretanto, como já vimos anteriormente, o litro do álcool é bem menor que o litro da gasolina.
É um bom momento para colocar as contas na ponta do lápis. A equação é bem simples: Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.
Se você não usa muito o seu carro, é recomendado que abasteça com gasolina aditivada que leva mais tempo para se deteriorar, devido a alta concentração de antioxidantes.
O uso da gasolina, ao longo do tempo, provoca um acúmulo de resíduos nas tulipas das válvulas do veículo, o que aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO² na atmosfera. Além disso, por ser derivado do petróleo, a gasolina é uma energia não-renovável, ao contrário do álcool que vem da cana-de-açúcar.
O álcool também é um combustível menos agressivo à camada de ozônio e por isso não é tão poluente à atmosfera como é a gasolina.
Agora que você já sabe qual o combustível vale mais a pena para o seu veículo, é hora de se preocupar também com a segurança dele. Afinal, você não quer perder um investimento que foi fruto de tanto esforço, né? A dica é contratar um Seguro Auto.
Com o Seguro Auto, você fica protegido contra roubo ou furto, incêndio, colisões e também recebe apoio da assistência 24 horas em casos de pane seca, pane elétrica, pane mecânica e outras emergências.
E aí, gostou do artigo? Qual você acha que é mais vantajoso para o seu veículo flex? Quer opções de como proteger seu veículo? Conheça o seguro auto e esteja protegido de imprevistos. Para mais informações, converse com um de nossos especialistas!
Conheça também nosso Instagram.