Quando você vai contratar um seguro, seja para o seu automóvel, celular ou residência, é normal se deparar com alguns termos que você não está acostumado. Para não gerar dúvidas ou confusão, vamos explicar o que é apólice de seguro, um termo muito usado nesse setor e que você precisa conhecer melhor. Acompanhe!
Em termos simples, a apólice de seguro é o documento que formaliza tudo o que foi acordado entre o segurado e a seguradora, ou seja, é o nome que se dá ao contrato do Seguro escolhido.
Deve-se constar na apólice todos os detalhes da contratação: a descrição do bem do segurado (seja carro, celular, residência, moto, entre outros), as definições das coberturas e garantias, condições de validade e de indenização, enfim, todos os direitos e deveres entre Segurado e seguradora.
É fundamental que antes de fechar o seguro, você leia com atenção todas as condições especiais e particularidades do documento. Caso tenha qualquer dúvida, pergunte ao corretor. Dessa forma, você evita dores de cabeça e surpresas no futuro, como o caso de achar que o seguro cobre determinada situação e no final, não cobre.
É interessante fazer uma comparação de diferentes seguradoras para saber qual vale mais a pena para as suas necessidades e condições. Uma corretora como a Pattini Seguros pode te ajudar.
Cada seguradora tem sua particularidade em suas apólices, mas alguns termos podem ser considerados padrões, ou seja, geralmente estão presentes em todos os contratos.
Nessa área encontram-se os direitos e deveres de ambas as partes, inclusive com a descrição de todas as coberturas que o seu seguro cobre.
Na hora de montar o seu seguro, você pode optar por algumas coberturas adicionais, como condutores adicionais no Seguro Auto. Essas coberturas adicionais também são especificadas na apólice.
Como o próprio nome diz, aqui estão especificadas as particularidades do seu contrato: valores da indenização, início e fim da vigência do contrato e benefícios.
Antes de assinar a apólice, verifique se todos os dados estão corretos, como:
Normalmente, a apólice é emitida em até 15 dias depois do início da vigência do seguro. No caso do seguro auto, a seguradora pode rejeitar a proposta nesses 15 dias por diversos motivos que não são pré-definidos.
No entanto, até que a seguradora comunique a rejeição, em caso de sinistro, o segurado poderá ser indenizado.
Caso queira saber um pouco mais sobre a apólice de seguro, entre em contato com um de nossos especialistas. Acompanhe também o nosso Instagram!
Gostou desse artigo? Ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários para que possamos te ajudar!