A tabela FIPE é a principal referência para lojistas, comerciantes e vendedores. Ela é responsável por desenvolver a base para o cálculo de seguros e tributos, como, por exemplo, o IPVA.
O índice da Fundação é baseado na coleta da média de preços dos veículos novos e seminovos no território nacional. Para servir de parâmetro em negociações e avaliações dos automóveis, a lista considera diversos fatores para analisar uma oferta, como: conservação, revisões, entre outras especificidades.
Seja carro, moto ou caminhão, o estudo é usado para criar uma relação com os preços médios, e é esse valor que auxilia no ato de comprar ou vender aquele determinado veículo na tabela.
A tabela FIPE, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é reconhecida como referência no mercado por divulgar valores dos veículos. Com a finalidade de guiar pessoas e empresas em negociações, o índice também é usado como base para contratos e seguros dos automóveis, o valor da tabela FIPE é atualizado mensalmente.
Outro fator que confirma a credibilidade da tabela são os seus estudos junto a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, que estão desde 1973 prestando serviços ao governo e empresas privadas.
Os dados da tabela FIPE são indispensáveis no processo de compra ou venda de veículos. Então, a dica é: antes de realizar a negociação, não deixe de conferir os valores que a Fundação disponibiliza.
A consulta no site é um processo bem simples de se fazer e que contribui para as transações, sobretudo, é uma fonte de informação relevante para que os valores do acordo sejam discutidos de forma justa.
Dentro do cenário atual, com a crise do mercado financeiro, segundo o balanço divulgado pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), a comercialização de veículos registrou uma queda de 14.6% em fevereiro de 2021, comparado com o mesmo mês do ano passado.
O estudo dos índices também tem como proposta encorajar o comércio de veículos usados e seminovos. A ação de negociar se tornou mais prática, segura e acessível a todos os públicos devido a tabela. Esse parâmetro é tão eficaz que as instituições financeiras e seguradoras a utilizam como estrutura de valor dos seus produtos e serviços.
Leia também: Como vender um carro em 6 passos
Já entendemos o que é, as funcionalidade e a importância, mas agora a dúvida é: como consultar a Tabela FIPE?
O processo em si é simples, antes de partir para conversação da compra ou venda, acesse o site do Instituto e realize a pesquisa gratuita. São solicitados algumas informações para filtrar as buscas, tais como:
Seja qual for o seu objetivo, opte por acessar o site oficial da fundação e pesquisar sobre os valores médios de mercado do veículo escolhido. No comércio nacional, os índices são usados como critérios para negociações, avaliações ou até mesmo comparativos.
Os preços tendem a variar em função da região, ano, modelo, cor, acessórios ou fatores que possam influenciar as condições do veículo.
Com essas informações, conseguiu entender como funciona a tabela Fipe? Lembre-se que investimentos passam por uma série de análises e pesquisas, que devem ser bem pensadas antes, durante e depois!
Ficou interessado(a)? Não deixe de acessar o nosso site e conhecer os nossos serviços, sempre queremos te ajudar! E se quer receber mais dicas, não esqueça de visitar nosso blog, e comentar suas experiências abaixo! Queremos conhecer você!