Você já deve saber a importância de um seguro auto para proteger você, sua família e seu veículo no dia a dia. Mas com certeza devem ter surgido diversas dúvidas referentes ao contrato do seguro, certo? “Qual o valor da franquia do seguro?”, por exemplo. É por isso que vamos te explicar detalhadamente sobre o assunto neste post, continue!
Em casos de danos parciais, ou seja, quando o carro ainda tem conserto, parte dos custos fica com o segurado e a outra parte fica com a seguradora. Essa participação financeiro é chamada de franquia de seguro.
Esse valor é acordado no contrato. Ele é importante para que o motorista dirija com cuidado e não se arrisque desnecessariamente, pois em casos de colisão, ele terá que arcar com parte do valor.
Leia também: Bateram no meu carro e fugiram, o que eu devo fazer?
Lembrando que a franquia de seguro só é válida para casos de danos parciais e não para perda total (roubos sem recuperação, incêndio etc).
Não existe um preço fixo para a franquia. Ele varia muito de acordo com o perfil do condutor, modelo do carro, entre outros. Depois de informar os dados para a corretora, ela fará os cálculos e determinará o valor.
Um fator importante sobre o valor e o pagamento em casos de danos parciais é que a seguradora só realiza o pagamento depois do conserto. Portanto, o segurado arca com o valor do mecânico e a seguradora vai reembolsar sua parte ao contratante depois que o carro for liberado.
Apesar de não ter um preço fixo, existem quatro tipos de franquias que a Seguradora oferece:
Esse modelo é geralmente utilizado como base nas cotações. É um dos mais escolhidos na hora da contratação. O seu valor é considerado médio, inclusive quando comparado a outros tipos de franquia, como a majorada e a reduzida.
A majorada compensa mais para quem possui um baixo histórico de sinistros e não costuma ter problemas no trânsito.
Esse tipo de franquia é recomendada para quem não é muito experiente, que são mais inseguros ou para quem costuma se envolver em um número considerável de acidentes. Ela custa metade do valor da franquia normal.
Essa é a menos comum, pois esse modelo nem sempre é oferecido por todas as seguradoras. Na franquia isenta, em caso de danos parciais ao veículo, o segurado não precisa gastar, o que faz com que todo o preço do conserto fique a cargo da seguradora.
Como a Seguradora só vai reembolsar o segurado em casos de danos parciais, a negociação de pagamento deve ser feita entre o segurado e a oficina mecânica.
A franquia do seguro é algo importante e que deve ser avaliado da melhor forma, afinal, mesmo que o preço da sua apólice possa ficar mais alto, jamais tome decisões precipitadas e que podem te afetar de maneira negativa no futuro. Coloque informações corretas no questionário e aproveite a tranquilidade.
O Seguro Auto protege você em casos de roubo, furto, batida, incêndio, enchentes e todo tipo de acidente. Além disso, o Seguro Auto disponibiliza assistência 24 horas para casos de pane seca, elétrica ou mecânica do veículo.
O segurado ainda pode contar com serviços como carro reserva, chaveiro, mecânico e guincho. Danos corporais ou danos materiais a terceiros e acidentes a passageiros também podem ser incluídos.
E aí, gostou do artigo? Não perca tempo e compartilhe suas experiências conosco!
Ficou com alguma dúvida? Mande para nós que iremos responder! Caso queira conhecer os nossos serviços, acesse o nosso site e faça uma cotação para Seguro Auto.
Ah, não deixe de nos seguir no Instagram para mais novidades!