A maioria dos jovens sonha com o dia de ter o primeiro carro. Afinal, esse é um grande passo para a independência financeira. Depois de adquirir o primeiro carro, é a hora de pensar no seguro para prevenir os riscos e garantir tranquilidade e sossego. Se você busca o primeiro seguro auto, saiba como escolher com as principais informações que listamos a seguir!
Antes de saber qual escolher, é importante que você saiba exatamente o que é o Seguro Auto e porquê é tão importante contratá-lo.
O Seguro Auto é um produto oferecido pelas Seguradoras e que garante proteção ao seu veículo contra roubo, furto, colisão, alagamento, pane elétrica e muito mais. Ou seja, caso algum sinistro coberto aconteça, a seguradora se responsabiliza de todas as despesas, conforme previsto na apólice.
As seguradoras pagam a indenização em casos de danos parciais e danos integrais (quando mais de 75% do carro já não tem conserto, também conhecido como perda total). A indenização total também é paga quando o carro é furtado ou roubado e não encontrado pela polícia.
Acidentes e contratempos podem acontecer com qualquer pessoa. Quando você contrata o Seguro Auto, no entanto, não precisa se preocupar com o prejuízo que teria com um mecânico ou para comprar um carro novo. Basta acionar a Seguradora e deixar que ela arque com as despesas. Isso com certeza te dá mais tranquilidade no dia a dia né?
Para você entender tudo sobre o seu primeiro seguro auto, precisa conhecer alguns termos muito usados nesse universo. Um deles é o sinistro.
Quando você contrata um seguro de carros, tem o objetivo de proteger esse patrimônio que conquistou, prevenindo-se contra possíveis imprevistos que poderão acontecer e lhe causar prejuízos. O sinistro é o nome dado a esses imprevistos.
Ou seja, o sinistro é o fato prejudicial que poderá acontecer e está descrito no contrato do seu Seguro. Ele pode ser um roubo, incêndio, colisão ou qualquer outro fator que você optar.
Para determinar o valor do seguro, as seguradoras analisam diversas informações de seu perfil e os serviços que você escolhe. Os locais de tráfego rotineiro do veículo, a idade, o sexo, o local onde o carro passa a noite, entre outras informações são levadas em consideração para calcular o valor do seguro.
A seguradora também pedirá informações sobre todas as pessoas que poderão dirigir o veículo. Afinal, se você emprestar o seu carro para um amigo e ele sofrer um acidente, a seguradora poderá negar o pagamento do sinistro porque o seu amigo não foi citado no contrato.
É por isso que na hora de fornecer todas as informações ao corretor, você seja sincero(a) em todas as respostas. A falta de precisão ou divergência em alguma informação poderá resultar no cancelamento do seguro ou na recusa de um sinistro.
Veja alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de contratar o serviço:
Normalmente, quem está procurando por um produto, está de olho nos preços e benefícios. Claro, isso é fundamental, mas também é muito importante saber um pouco mais sobre a Seguradora que você está cotando.
Faça uma breve pesquisa sobre a reputação da Seguradora. Analise a qualidade do atendimento, as redes sociais e menções no reclame aqui. Afinal, você não vai querer ter problemas no futuro.
Antes de escolher o seguro, fique atento às coberturas que são oferecidas. Uma dica importante é listar todas as suas necessidades: “a quais riscos o meu veículo está exposto?”, “passo por ruas que alagam?”, “ele fica estacionado na rua?”.
Um corretor de seguro pode te ajudar nessa etapa. Ele analisará suas necessidades junto a você e poderá indicar qual o plano mais indicado. O ideal é que você não deixe de contratar uma cobertura para economizar.
Se você precisa daquela cobertura, contrate. Caso contrário, após um sinistro, você poderá arcar com um alto prejuízo.
Você analisou suas necessidades, conheceu as coberturas, é o momento de colocar na balança o que você precisa e o que cabe no seu bolso.
Nesse momento é importante lembrar que o prejuízo futuro com determinado acontecimento pode ser muito alto sem a cobertura do seguro. E o mais importante: considere a sua segurança e das pessoas que vão usar o carro com você.
Novamente o corretor de seguros pode te ajudar a encontrar a melhor proposta e analisar o que realmente vale o custo-benefício. Portanto não deixe de conversar e ser franco com o corretor.
Por mais que você seja uma pessoa cuidadosa, durante o trânsito, os cuidados não dependem somente de você. Acidentes acontecem, o tempo pode mudar de repente e alagar uma rua que você vai passar ou, eventualmente, um furto pode acontecer em cinco minutos.
Por isso, um seguro de qualidade é fundamental para cuidar do seu veículo. Assim você fica mais tranquilo para fazer as atividades do dia a dia.
Buscar pelo melhor seguro é uma tarefa que exige conhecimento. Por isso, antes de qualquer coisa pesquise e se informe sobre tudo que é necessário para que você esteja mais tranquilo.
Não esqueça de estar atento e ler ao contrato, pois ele pode possuir cláusulas que gerem algumas dúvidas, por isso, contar com a ajuda de um profissional especializado no ramo faz toda a diferença.
E aí, gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre os detalhes que envolvem o valor do seguro? Então mande para a gente! Queremos te conhecer.